Signum Ceramis

O Signum ceramis é um compósito fotopolimerizável de vidro cerâmico, com aprimorada
resistência à abrasão e elevada resistência mecânica, para restaurações livres de metal e metal suportadas.

Informações para procedimentos metal-free (próteses livre de metal)

Preencher áreas retentivas do modelo de gesso com quantidades suficientes de cera. Deixar o
limite de preparo livre. Isolar o modelo com Signum insulating pen (caneta isolante) 1+2. A
espessura mínima oclusal não deve ser inferior a 1,3 mm.

Informações para procedimentos metal-suportado (próteses metal-suportadas)

Observar uma espessura de suporte/estrutura suficiente (min. 0,3 mm para CoCr). Devido à
necessidade de estabilidade, é necessário aumentar a espessura do material em caso de ligas mais leves para 0,4-0,5 mm. Adicionar retenções mecânicas na modelagem da estrutura (por
exemplo, pérolas de retenção de aprox. 0,4 mm).

Especificações

Anterior: 6 elementos com no máximo 4 pônticos
Posterior: 4 elementos com no máximo 2 pônticos

Jatear a estrutura de CoCr com 110μm Al2O3 a 2-3 bar. Remover o resíduo e manter a superfície livre de óleo. Condicionar com Signum metal Bond I e II. Aplicar camadas de mascaramento com Signum opaco F (2-3 vezes).

A espessura de revestimento oclusal de Signum ceramis deve ser pelo menos 1
mm. Realizar o revestimento de cada elemento individual e separadamente de forma a minimizar as possíveis tensões de contração do material e evitar fissuras por stress.

Os componentes do Signum ceramis são aplicados de acordo com a “técnica de estratificação Cervical-Dentina-Incisal”. Com um instrumento ou um pincel, modela-se a forma anatômica (ver a Instrução para a manipulação do Signum ceramis).

As correções de forma e cor podem ser realizadas a qualquer momento sobre as restaurações com Signum já polimerizadas. Asperize amplamente a superfície com a broca diamantada Diaface. Limpar a superfície com uma escova e aplicar Signum liquid com um pincel, sobre toda a superfície, criando uma camada fina, porém bem úmida. Deixar penetrar por 30 s, então polimerizar. Aplicar  os componentes Signum como descrito acima.Após a polimerização, fazer
o acabamento das áreas com brocas carbide/ tungstênio e com o polidor Sílico.

Conservar na embalagem original. Não armazenar em temperatura superior a 25°C. Isto também é válido para embalagens abertas e fechadas novamente. Signum não deverá ser utilizado após vencido o prazo de validade.
Após dispensar o material, as seringas ou frascos deverão ser fechados imediatamente. Evitar exposição à luz solar direta. Conservar fora de alcance de crianças.

Efeitos Colaterais

Não se conhece a existência de efeitos colaterais sistêmicos. O produto contém monômeros polimerizáveis (p.ex. metacrilatos), que podem provocar sensibilização cutânea em pessoas sensíveis. O produto não deve ser utilizado, se provocar qualquer irritação ou em caso de alergia conhecida a resinas met/acrilatos. Evitar o contato direto com a pele.
Em caso de contato com os olhos ou contato prolongado com as mucosas, enxaguar imediata e abundantemente com água. Este produto ou seus componentes podem, em casos particulares, causar reações de hipersensibilidade. Em caso de suspeita,  informações sobre a  composição/componentes podem ser obtidas com o  fabricante.